Qualidade e Segurança do doente

O Instituto da Qualidade na Saúde (IQS) e o QCA no Programa Operacional da Saúde, têm-se constituído como referências fundamentais para o desenvolvimento da qualidade em saúde.

Estado da arte

Duas ordens de factores assumem especial relevância e ajudam a explicar a consolidação de uma política de qualidade para o sector da saúde:

  • A acção efectiva do Instituto da Qualidade na Saúde (IQS), que criado em 1999 tem cumprido cabalmente a sua missão, e que é hoje a referência do "sub-sistema da qualidade" na saúde;
  • O III QCA no Programa Operacional de Saúde que pela primeira vez tem uma importante dotação financeira (3 500 000 euros) para uma política de promoção da qualidade na saúde, consubstanciada na Medida 2.3 – Certificação e Garantia da Qualidade.

I CONGRESSO INTERNACIONAL - A PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA

Escola Superior de Enfermagem da UMinho, Gualtar, Braga, 6-7 março, 2014<

A Escola Superior de Enfermagem da UMinho, conjuntamente com o seu Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE), e a Escola Superior de Enfermagem de Vila Real (UTAD) têm o prazer de vos convidar a participar no 1º CONGRESSO INTERNACIONAL - A PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA que decorrerá nos dias 6 e 7 de março de 2014, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.

Análise Especializada: Qualidade dos Cuidados e dos Serviços

Este documento, realizado em parceria entre o Alto Comissariado da Saúde e e o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa, faz parte de um conjunto de estudos solicitados a peritos nacionais com consultoria internacional, sectoriais e/ou transversais e que foram alvo de discussões próprias em sede especializada e/ou pública.

Measuring health care quality

Carolyn Clancy, M.D., Director, U.S. Agency for Healthcare Research and Quality, May 2008.

Palestra da Directora da Agência Americana para a Qualidade feita na Kaiser, sobre avaliação e medição da Qualidade em Saúde.

Auditorias internas de qualidade em cuidados de saúde primários: abordagem organizacional, cultural e multidisciplinar dos centros de saúde a propósito da prevenção secundária do cancro da mama

Prestar cuidados de saúde de qualidade significa prestar os melhores cuidados possíveis em função dos recursos disponíveis.

Não é apenas uma característica do produto final (cuidados de saúde); resulta da organização no seu todo, está ainda relacionada com a "forma como as coisas se fazem em determinada organização", ou seja, com os valores, crenças e atitudes partilhadas pelos seus membros – cultura organizacional.

Por último, e dado que os utilizadores também fazem parte do sistema prestador, relaciona-se com a forma como estes percebem a qualidade dos cuidados, assim como as alterações na sua qualidade de vida.

Verificou-se que a realização de auditorias de qualidade em cuidados de saúde primários tem como vantagem a possibilidade de avaliação contextualizada e individualizada da qualidade da prestação de cuidados, o desenvolvimento personalizado dos profissionais, constituir um veículo de informação dirigido e envolver a gestão com a qualidade. Possibilitam, por estas razões um envolvimento com comprometimento (commitment) dos profissionais e reúnem condições de se constituírem num importante instrumento de desenvolvimento contínuo da qualidade.