Laboratório de técnicas

Estudo de caso

O estudo de caso consiste numa estratégia de investigação compreensiva que, tendo em vista a compreensão de fenómenos sociais complexos – individuais, colectivos, sociológicos ou políticos – é frequentemente aplicado no campo das ciências sociais. Constitui a estratégia preferencial quando se pretende responder unicamente às questões “como” e “porquê”, em relação a um fenómeno actual no seu próprio contexto, sobre o qual o investigador tem pouco ou nenhum controlo.

Cenários: apontamentos

Os cenários são instrumentos para organizar percepções de ambientes futuros alternativos nos quais se tomam decisões no presente. Um cenário pode ser entendido como uma imagem coerente e plausível do futuro.

Técnica de grupo nominal

Autor: 
Ana Escoval

A Técnica de Grupo Nominal (T.G.N.) ou método de Delbecq, em homenagem a quem o divulgou, é um processo que recorrendo a um grupo de peritos permite seleccionar, fazer julgamentos e fomentar a criatividade de sugestões para a resolução de um problema complexo.

A Técnica Delphi de Formação de Consensos

Autor: 
Cipriano Justo

A técnica Delphi é um conjunto de procedimentos iterativos aplicados a um grupo não presencial com o objectivo de obter a opinião consensual sobre uma matéria ou um conjunto de matérias para as quais se dispõe de dados insuficientes ou contraditórios.