Introdução

O Portal "gestão.saúde" pretende constituir-se como uma base de conhecimento sobre gestão de saúde relevante para o sistema de saúde português, centrada no Observatório Português dos Sistemas de Saúde, mas incluindo contribuições complementares de outras proveniências. 

Todo o Portal é sobre o sistema de saúde português. Neste canal tem acesso a uma leitura sucinta e contextualizada sobre o mesmo. 

Os conteúdos do Portal estão organizados, essencialmente, em quatro grandes áreas:

GOVERNAÇÃO<: A governação da saúde inclui aspectos relativos ás agendas e aos processos de governação e regulação da saúde, à economia e ao financiamento da saúde: dos modelos de administração pública do país, ao desempenho dos meios de comunicação social na área da saúde, e ao funcionamento do sistema político naquilo que directamente diz respeito à saúde. 

MEDIAÇÃO<: A administração da saúde que se centra à administração pública em saúde e à "mediação" cidadão/sistema prestador de saúde, incluindo a contratualização do desempenho, os sistemas de qualidade, o desenvolvimento dos recursos humanos e da investigação em sistemas e serviços de saúde, e a gestão da informação e do conhecimento em saúde. 

PRESTAÇÃO<: O sistema prestador de cuidados de saúde inclui os cuidados de saúde primários, os hospitais, os cuidados continuados, a organização e gestão da saúde mental, a gestão da doença, a gestão de unidades/serviços de saúde, a gestão e a avaliação de programas e projectos de saúde, as formas de integração de cuidados de saúde ("unidade funcionais", "sistemas locais"), as políticas do medicamento, as organizações científicas e profissionais da saúde, e as indústrias da saúde. 

CIDADÃO<: O cidadão e a saúde inclui o papel do cidadão na promoção da sua própria saúde, o cidadão como pagador e utilizador de cuidados de saúde, os direitos do cidadão e do doente e as suas organizações, os grupos populacionais particularmente necessitados e vulneráveis, o cidadão e a informação em saúde, autarquias locais e saúde, o 3º sector e a saúde, a escola e a saúde, a saúde e o local de trabalho, a saúde e as ONG's.